Discos da década - 1ª Parte



A primeira parte de uma lista que ansiava elaborar, tarefa que se revelou muito complicada. Por isso, ao invés de uma lista com posições optei por dividir os álbuns que considero mais importantes em grupos, distribuindo-os por temáticas. É absolutamente pessoal, 100% egoísta. Este primeiro grupo que apresento é formado por álbuns que "Tendem a cair no esquecimento". Basicamente são discos que outrora ouvi bastante mas que, por razões de mudança de direcção musical, deixaram de rodar tanto. No entanto sempre que os ouço sinto aquela nostalgia, memórias que voltam. É sempre bom recordar. É o grupo mais fraco deste top 100 que ao longo destes dias vai sendo revelado, mas não deixam de ser bons álbuns. Ah, e a lista não terá mais do que um álbum por banda, se não seria injusto e ainda mais complicado.

Come Away With Me foi muito ouvido ainda antes de me virar de corpo e alma para a música, ouvido tão intensivamente que deixou de rodar de um dia para o outro. Our Earthly Pleasures igual, mas esse já foi dos meus primeiros álbuns a ouvir música de forma mais intelectual. Os tugas Riding Pânico apanharam uma fase mais post-rock que rapidamente passou devido à falta de substância das bandas que ouvi do género e Binaural foi na minha fase Pearl Jam, que durou uns 2 ou 3 anos. The Kills, The White Stripes e QOTSA foram bandas que descobri depois de me virar para a música mas a minha adoração foi desvanecendo e agora pode ser um tédio ouvi-los. Já Feeder é apenas um guilty pleasure que ouço quando o rei faz anos, apesar de ser um álbum pop rock bastante sólido.

Norah Jones - Come Away With Me (2002)
Maxïmo Park - Our Earthly Pleasures (2007)
Riding Pânico - Lady Cobra (2008)
Pearl Jam - Binaural (2000)
The Kills - Midnight Boom (2008)
The White Stripes - Elephant (2003)
Queens of The Stone Age - Songs For The Deaf (2002)
Feeder - Echo Park (2001)

1 postas:

Alexandre Pereira disse...

Sei que isto é uma lista 100% pessoal e respeito inteiramente isso, mas para mim juntar álbuns como "Our Earthly Pleasures" (sim, isto é um álbum que entra no esquecimento) com discos revitalizadores e mais que pérolas numa década como "Songs for the Deaf" ou "Elephant" é um crime na minha opinião.

Cumps ;)

Enviar um comentário