Richard D. James


Sinto-me finalmente seguro para falar deste génio, para mim o maior da electrónica. Tendo uma discografia bastante extensa, ainda não explorei nem 1/5, e tenho a certeza que ainda haverá muitas pérolas a descobrir. O trabalho dele pode-se dividir em 3 grandes grupos, os quais vou tentar resumir.

Aphex Twin é o nome mais conhecido dele, todos os grandes êxitos foram lançados sob este nome artístico. Tem 5 LP's, os quais recomendo todos. "Selected Ambient Works 85–92" é o meu favorito, é um álbum excelente, não só para o contexto temporal em que foi criado mas mesmo nos dias que correm não encontro álbum que o supere. É, dentro do que pode ser chamado de Aphex Twin, o seu álbum mais calmo, tendo tido grande influência na música techno nos anos seguintes. É um álbum multifacetado: tanto podem dormir com dançar ao seu som (melodias dreamy com batidas em ácidos?). "Selected Ambient Works Volume II", apesar do nome, não é uma continuação do anteriormente referido. É um álbum de ambiente total, só se ouve um beat numa música e é mesmo laid-back, nada a que estejamos habituados a ouvir dele. É um álbum bom para ouvir em termo secundário: não cometam o erro de o ouvir no mp3, ouçam-no pc quando quiserem fazer algo que vos mantém bem distraídos. "...I Care Because You Do" é um LP completamente louco, mas que consegue ter momentos mais ambientais como os anteriores. É muito bom e vale a pena, mesmo não sendo dos melhores dele. "Richard D. James Album" foi o primeiro que ouvi completo, é breakcore cortante do início ao fim: brutal, ofegante e bonito, muito melódico. Pode ser curto mas adequa-se à sonoridade pesada. Aconselho vivamente. Por fim, "Drukqs" foi o que menos gostei ao início, mas acabou por ter um final feliz. É talvez a mistura de todos os álbuns dele: contém muito breakcore, ambiente, noise, ácidos a rodos. Vale definitivamente, apesar de longo.
Depois têm os Ep's que têm a maioria dos grandes hits. Podem ouvir intensivamente os seus LP's, idolatrá-los, mas irão estar a perder grandes músicas como Windowlicker, Come to Daddy, Girl/Boy, Donkey Rhubarb, On (e respectivos b-sides) se não decidirem explorar este lado. Aconselho vivamente que ouçam todos os Singles e EP's sem grande compromisso. Irão concerteza encontrar faixas que gostam menos e outras que gostam mais.

Outra vertente desta personagem é chamada de AFX. Muito menos conhecida que Aphex Twin, esta caracteriza-se por ter uma vasta colecção dos seus primeiros sons, onde tinha grande espaço para a experimentação a nível de noise electrónico. A direcção deste projecto é comparável ao "Selected Ambient Works 85–92", onde se pratica um acid-techno bastante dreamy. Sem qualquer objectivo em criar registos coesos, em AFX encontramos grandes pérolas escondidas que valem sem dúvida a pena quando descobertas. Sabe sempre bem ouvir, mais uma vez, com pouco compromisso. Pequenos - exemplos - de músicas - enormes.

Por último temos os outros projectos que ainda não tive muito tempo de explorar, mas que valem com certeza a pena, pelo que ouvi de Caustic Window e de GAK. São nomes que usa para expôr as suas experimentações menos cuidadas, dedicadas a ouvintes mais curiosos e aventureiros. Ainda assim, de grande qualidade.

0 postas:

Enviar um comentário