Bloc Party - 2005 - Silent Alarmm


Esta é a derradeira análise a este álbum, totalmente imparcial pois já não escrevo com o coração. Este foi o álbum que mais me marcou, aquele que mudou a minha vida, isso parece que só acontece em filmes e livros, mas aconteceu mesmo. Mudou totalmente a forma como via, julgava e filosofava sobre as coisas e sobre a vida, foram uma influência grande, não só na música, mas isso sim, foi o que mais sofreu. Deixei de ouvir tudo praticamente o que ouvia, comecei a ouvir melhor, com ambos os ouvidos e com cabeça.

É absolutamente brilhante, com momentos altos de grande inspiração e urgência. De tantas vezes que ouvi o álbum (estimativa de por volta de 200 completas, só para se ter uma ideia do vício inicial e ao longo dos meses seguintes) não sei como só agora é que me está a ser cada vez mais indiferente. Tentei ouvi-lo segunda feira e passei à frente quando cheguei à segunda faixa. É normal, a música desgasta-se por mais qualidade que tenha, mas nenhum outro chegou ao nível deste. É perfeito, mesmo. Há de tudo, é um mundo, solos virtuosos, batidas altamente técnicas e dançáveis, linhas de baixo e riffs viciantes e vocais com as letras mais interessantes e introspectivas criadas num largo espaço de tempo e, principalmente, no indie. É impossível não referir o quão bom este álbum é em comparação ao que eles se tornaram, mas isto é o que se sabe hoje em dia.

Quando ouvi o álbum ele moldou-me, deu-me uma melhor educação do que qualquer pai pode dar, tem bons exemplos e ideais, a música educa. Ainda há bons álbuns na década. Nem tudo é comercial. Vale a pena investigar a música actual. Há um grande mundo para além do mainstream. Não é por conhecermos o novo álbum dos U2, Coldplay ou até Metallica que temos de dizer que a música de 2000 é merda, esta é a prova. Ouve aqui o solo da "She's Hearing Voices", é brilhante não é? Porque é que insistes em dizer que já não há música boa? Ora enfia-te numa cave e só saias de lá quando tiveres ouvido este álbum de uma ponta à outra no mínimo 5 vezes, também não gostei à primeira. É não é? Eu sei que sim. Eu disse-te, quem tinha razão? Mais álbuns nesta linha? Não há, é único. Já podes ir ouvir Pink Floyd outra vez.

20/20

0 postas:

Enviar um comentário