Mirror's Edge [PS3]

(também disponível para Xbox 360 e PC)

Era o jogo que mais anciava jogar. Violentamente diferente e inovador, refresca com a novidade, first-person parkour veloz e saltitante, lembra Prince of Persia, Marc Ecko's Getting Up e Free Running, o primeiro pelo estilo palatafórmico, combos de movimentos a fazer chegar longe, muitos movimentos idênticos ao que o Prince usa são usados por Faith (personagem principal de Mirror's Edge). Marc Ecko's é claramente inspiração para este jogo, também pelo estilo plataformas mas mais pelo combate corpo-a-corpo complicado mas obrigatório. Free Running apenas pela modalidade semelhante.


Mirror's Edge apresenta-nos um visual muito cru, mas polido ao mesmo tempo. Cru pela falta de texturas complexas, tudo muito simples. Polido pelas cores garridas e sugestivas. De qualquer maneira os cenários estão bem construídos e é um prazer percorrê-los. Pena que o caminho a percorrer esteja previamente traçado, o maior defeito do jogo.



Não, não têm liberdade, ou têm pouca. Caímos no cenário e o caminho a percorrer já está definido, nós só temos de saltar e pinchar, e matar guardas quando necessário, basta carregar no círculo e Faith olha directamente para o vosso destino, muito fácil. Não fosse só isso, mas a Runner's Vision tira muita liberdade ao jogador, este tipo de visão sempre presente no jogo, colora a vermelho os objectos por onde temos de ir para atingir o objectivo, muito linear e simples. Contudo, a dificuldade pode ser frustrante por vezes, sendo necessárias várias tentativas para ultrapassar alguns obstáculos. Os inimigos são também básicos e repetitivos, mas complicados de ultrapassar, é sempre um desafio enorme o combate corpo-a-corpo, o que é bom, pois incentiva ao conceito de fuga sempre em alta no jogo.


A história é muito interessante, chama mesmo ao conceito de Arte Num Videojogo, passado no futuro, encarnam a pele de uma runner. Os runners transportam mensagens de um lado para o outro, numa cidade controlada pelo governo e com as comunicações altamente vigiadas. Premonição?

Positivo: Jogabilidade inovadora, funcional e prática; Conceito histórico; Grafismo bonito; Novidade.

Negativo: Demasiado curto; Linear e fácil; Grafismo pouco detalhado; Frustrante e enjoativo por vezes.


Nota Final: 84/100

0 postas:

Enviar um comentário